top of page
Buscar
  • Foto do escritorEstúdio Telescópio

Jornalismo dentro das agências para a comunicação de marcas?

Atualizado: 4 de ago. de 2023



Aqui, no Estúdio Telescópio, além do diretor de arte, temos também o profissional cuja formação é outra: o jornalismo. Em um primeiro momento, pode até parecer estranho para muita gente imaginar o jornalista inserido em um meio no qual espera-se encontrar somente designers e publicitários de formação.


Entretanto, é crescente o número de jornalistas que atuam na comunicação para empresas, desempenhando funções fora do jornalismo tradicional. Como, por exemplo, a de social media (responsável por reforçar a identidade e toda a comunicação de uma marca nas redes sociais). A de redação publicitária (que faz concepção de uma ideia para, a partir do conceito desenvolvido, serem criadas peças publicitárias com toda a linguagem envolvida nela). Ou, ainda a de copywriter (responsável pela produção de conteúdos focados na conversão, ou seja, que guiam o leitor a uma ação específica). E quem ganha com isso?


Ganha, claro, o jornalista, que tem mais áreas de atuação para a sua carreira. Mas as marcas ganham também. O motivo? As ferramentas que o jornalismo tem para contar histórias e o perfil desse profissional.


Com o jornalista dentro das agências, características como boa redação, compromisso com a apuração e gosto pelo desafio, por exemplo, agregam — e muito — à comunicação corporativa, ao marketing de conteúdo e ao mercado publicitário como um todo.


Além disso, do ponto de vista pessoal, enquanto jornalista sócio-fundador do Estúdio Telescópio, acredito que o jornalista possui qualidades específicas essenciais ao trabalho das agências. Dentre elas, a inquietação, a busca por situações que desafiem o dia a dia e a tendência para buscar entendimento da realidade.


Também vale citar o conhecimento da língua portuguesa e das regras gramaticais, bem como a habilidade de pesquisa. Todas essas características somam, de forma muito positiva, ao trabalho de publicitários, designers e diretores de arte.


Assim, com diferentes profissionais juntos, atingimos uma comunicação ainda mais qualificada, criativa e responsável, para uma entrega sensacional para nossos clientes.

25 visualizações0 comentário
bottom of page