top of page
Buscar
  • Foto do escritorEstúdio Telescópio

Marketing de conteúdo ou inbound marketing? Entenda a diferença!



Você pensou em fazer conteúdo para alguma marca? Então já deve ter se deparado com os termos marketing de conteúdo e inbound marketing. Mas, afinal, qual é a diferença entre uma coisa e outra?


Marketing de conteúdo e inbound são sinônimos ou são coisas distintas? Estão conectados? É possível fazer uma coisa e não outra? Estas dúvidas são bem comuns, por isso, neste post, explicamos o significado de marketing de conteúdo e de inbound marketing, esclarecendo a diferença entre os dois conceitos. Confira!


Marketing de conteúdo


Atrair clientes por meio da entrega de algum material de valor. Este é o conceito por trás do marketing de conteúdo, cujo objetivo é envolver o público-alvo através da disponibilização de materiais relevantes.


Com o advento das novas tecnologias e a transformação digital, as pessoas passaram a consumir apenas aquilo que as interessa, sendo que tudo o que não for importante é rapidamente ignorado. Por isso, o marketing de conteúdo é cada vez mais importante.


Ao fazer marketing de conteúdo, as marcas alcançam potenciais clientes que buscam conhecimento sobre determinado assunto. Isso é feito ao constatar quais são as maiores dúvidas ou problemas de seu público-alvo, para entender quais tipos de conteúdo serão relevantes para seus consumidores.


O marketing de conteúdo é, portanto, tudo que é feito para educar, informar e até mesmo entreter um futuro cliente.


Inbound marketing


Em tradução livre, inbound marketing pode ser definido como marketing de atração. É o oposto do outbound marketing — a abordagem conhecida como marketing de interrupção, em que empresas interrompem a rotina diária do público para enviar sua mensagem. São ações de outbound, por exemplo, mala direta, propagandas em televisão e em vídeos no YouTube e telemarketing.


Ao contrário disso, o inbound faz com que os clientes venham até a empresa, atraídos por uma mensagem eficaz e bem direcionada. Ou seja, podemos dizer que o inbound marketing é composto por toda e qualquer iniciativa para capturar o interesse de consumidores de uma maneira não invasiva ou interruptiva.


Nesse sentido, o marketing de conteúdo está contido dentro do inbound marketing, pois o inbound é um conceito mais amplo. No inbound, se busca a permissão para se comunicar com seus potenciais clientes, de forma direta e criando um relacionamento com eles.


O marketing de conteúdo, por sua vez, é uma porta de entrada para que outras estratégias de inbound marketing possam ser colocadas em ação, fazendo o consumidor passar por toda a jornada de compra de forma intuitiva e não invasiva.


De uma forma bem direta, essa é a principal diferença entre marketing de conteúdo e inbound! Esperamos ter ajudado você a compreender melhor o significado desses dois conceitos que, apesar de não serem a mesma coisa, estão intimamente conectados.


Se ficou com dúvida, manda pra gente! :)

13 visualizações0 comentário
bottom of page