Buscar
  • Estúdio Telescópio

Posicionamento de marca: entenda o que é e qual a importância


Pense em uma marca que você gosta. Que lugar ela ocupa no mundo e na sua vida? O posicionamento consiste basicamente nisso: o espaço que uma marca deseja preencher no nosso imaginário.


Em outras palavras, o posicionamento de marca é a maneira como as empresas se colocam perante o mercado. Por isso, não é sobre como os clientes enxergam a sua marca, e sim como você quer que eles a enxerguem.


O posicionamento de marca não é um ato em si, mas um processo permanente, que deve ser trabalhado ao longo do tempo, sempre focando nas qualidades técnicas, diferenciais e valores.

A quem a marca se destina? Quais dores ela soluciona? Quais são os diferenciais que a tornam única? Responder a essas perguntas é um passo essencial para começar a entender qual posicionamento se pretende adotar.


Depois disso, conheça o segmento de mercado ao qual você pretende pertencer. Saiba o que os consumidores do seu nicho desejam. Entenda quais são os valores e a visão de mundo que os guiam.


Ter um entendimento concreto do que é importante para o seu público é extremamente necessário para posicionar uma marca para as pessoas certas, e assim criar conexão com elas.

Se a sua marca já existe no mercado, tenha em mente que os consumidores já têm uma percepção dela.


O primeiro passo é descobrir como a sua marca é percebida, identificando os principais atributos e valores associados a ela através de uma pesquisa de mercado.


Caso a maneira como a marca está sendo percebida não condiga com o posicionamento, toda a comunicação precisa ser revista, e o melhor a se fazer é contar com a ajuda profissional de uma empresa de comunicação.


Gostou de saber mais sobre posicionamento de marca? Conta pra gente nos comentários!

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo