SEO, do inglês, significa Search Engine Optimization. Em tradução literal, na tradução literal, seria Ferramenta de Otimização de Busca.
Quando falamos em SEO, portanto, nos referimos a práticas de otimização para mecanismos de busca, ou seja, de técnicas para o seu texto ser encontrado de forma orgânica através de buscadores, como o Google e Bing, por exemplo.
Mas, afinal, o que deve ser feito?
Neste post, separamos 5 práticas que estão entre as estratégias de SEO e que são fáceis de aplicar ao seu texto. Algumas das nossas dicas são aplicadas no momento da redação e outras quando você for publicar. Confira.
1. Palavras-chave
Para ranquear os links que aparecem de forma orgânica nos resultados de pesquisas, os buscadores rastreiam as palavras e frases comuns relacionadas à pesquisa do usuário.
Algo que ajuda nesse sentido é, sempre que possível, deixar a palavra-chave principal no título do seu conteúdo, no primeiro parágrafo, em algum dos subtítulos e também na conclusão. Você também pode inseri-la nos textos alternativos e legendas das imagens e na url do link.
Mas atenção: cuidado com o uso excessivo de palavras-chave, porque o Google pode considerar que você está praticando o “Keyword Stuffing” e, dessa forma, penalizá-lo.
2. Links relevantes
Links internos (ou seja, do seu próprio site) e links externos adicionam credibilidade à sua publicação.
Nos links internos, você pode direcionar para outros textos do seu site que complementam a leitura. Como link externo, inserir os sites que foram usados como referência ou como fonte é uma boa alternativa (reportagens e sites informações oficiais do Governo, por exemplo).
Porém, de novo: use com cautela. Por levar o seu leitor para uma página que não sua, certifique-se de o link é confiável e que, de fato, agregue valor. certeza de que ele leva a uma página confiável e de valor.
3. Tamanho
Em um post de rede social, que é um ambiente no qual se disputa atenção, é necessário ter poder de síntese.
No entanto, os conteúdos de sites e blogs o texto precisam ser um pouco mais extensos para os mecanismos de busca os considerarem relevantes. Mas nada de “encher linguiça” e acabar produzindo algo chato e cansativo.
Como, se chegar a uma equação ideal? Existe um tamanho padrão de um texto ter pelo menos 300 palavras para conseguir ter relevância. Alguns defendem até que precisa ser maior, e ter a partir de 500 palavras. Se ficar dentro desse intervalo, já está, com o perdão do trocadilho, literalmente “de bom tamanho”.
4. Perguntas que estão sendo feitas
Precisamos identificar termos que os usuários querem saber, ler sobre e entender. Em outras palavras, que nos informam as intenções de busca desses usuários.
Uma forma de descobrir isso é acessar sites de perguntas e respostas, como o Yahoo Respostas e Quora e utilizar ferramentas como Semrush. O Semrush, a propósito, é excelente para nos auxiliar em qualquer coisa relacionada a marketing digital e SEO.
Esperamos que este post tenha ajudado você a aplicar essas 4 dicas de SEO para o seu texto ter mais acesso através dos mecanismos de busca. Obrigado pela leitura!
Texto: Diogo Zanella
Comments