top of page
Buscar
  • Foto do escritorEstúdio Telescópio

SEO: 4 práticas para o seu texto ser encontrado no Google



SEO, do inglês, significa Search Engine Optimization. Em tradução literal, na tradução literal, seria Ferramenta de Otimização de Busca.


Quando falamos em SEO, portanto, nos referimos a práticas de otimização para mecanismos de busca, ou seja, de técnicas para o seu texto ser encontrado de forma orgânica através de buscadores, como o Google e Bing, por exemplo.


Mas, afinal, o que deve ser feito?


Neste post, separamos 5 práticas que estão entre as estratégias de SEO e que são fáceis de aplicar ao seu texto. Algumas das nossas dicas são aplicadas no momento da redação e outras quando você for publicar. Confira.


1. Palavras-chave 


Para ranquear os links que aparecem de forma orgânica nos resultados de pesquisas, os buscadores rastreiam as palavras e frases comuns relacionadas à pesquisa do usuário. 


Algo que ajuda nesse sentido é, sempre que possível, deixar a palavra-chave principal no título do seu conteúdo, no primeiro parágrafo, em algum dos subtítulos e também na conclusão. Você também pode inseri-la nos textos alternativos e legendas das imagens e na url do link.


Mas atenção: cuidado com o uso excessivo de palavras-chave, porque o Google pode considerar que você está praticando o “Keyword Stuffing” e, dessa forma, penalizá-lo.


2. Links relevantes


Links internos (ou seja, do seu próprio site) e links externos adicionam credibilidade à sua publicação. 


Nos links internos, você pode direcionar para outros textos do seu site que complementam a leitura. Como link externo, inserir os sites que foram usados como referência ou como fonte é uma boa alternativa (reportagens e sites informações oficiais do Governo, por exemplo).


Porém, de novo: use com cautela. Por levar o seu leitor para uma página que não sua, certifique-se de o link é confiável e que, de fato, agregue valor. certeza de que ele leva a uma página confiável e de valor.


3. Tamanho


Em um post de rede social, que é um ambiente no qual se disputa atenção, é necessário ter poder de síntese. 


No entanto, os conteúdos de sites e blogs o texto precisam ser um pouco mais extensos para os mecanismos de busca os considerarem relevantes. Mas nada de “encher linguiça” e acabar produzindo algo chato e cansativo.


Como, se chegar a uma equação ideal? Existe um tamanho padrão de um texto ter pelo menos 300 palavras para conseguir ter relevância. Alguns defendem até que precisa ser maior, e ter a partir de 500 palavras. Se ficar dentro desse intervalo, já está, com o perdão do trocadilho, literalmente “de bom tamanho”.


4. Perguntas que estão sendo feitas 


Precisamos identificar termos que os usuários querem saber, ler sobre e entender. Em outras palavras, que nos informam as intenções de busca desses usuários.


Uma forma de descobrir isso é acessar sites de perguntas e respostas, como o Yahoo Respostas e Quora e utilizar ferramentas como Semrush. O Semrush, a propósito, é excelente para nos auxiliar em qualquer coisa relacionada a marketing digital e SEO.


Esperamos que este post tenha ajudado você a aplicar essas 4 dicas de SEO para o seu texto ter mais acesso através dos mecanismos de busca. Obrigado pela leitura! 


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Yorumlar


bottom of page