No post anterior, falei sobre personas. Mais especificamente, sobre alguns erros comuns cometidos ao criá-las (leia aqui).
Tão importante quanto a criação das personas, ao iniciar um negócio é necessário se dedicar à análise de concorrência. Mas, afinal, o que é, quais são os benefícios e como fazer uma boa análise da concorrência? Confira a seguir.
O que é análise de concorrência?
Bem, intuitivamente se pode concluir o óbvio: é a análise de seus concorrentes. É importante, porém, saber o que deve ser analisado. Basicamente, deve-se estudar as características da concorrência, tais como: os produtos/serviços oferecidos, as opiniões dos clientes sobre elas, a estratégia de marketing e a forma como elas se comunicam.
Dica: observe também as estratégias usadas por elas para promover um novo produto, como elas viralizam na internet e as crises de imagem pelas quais já passaram ou estão passando.
Para que serve a análise de concorrência?
Primeiro: possivelmente você vai identificar empresas concorrentes que não conhecia ou que nunca considerou como concorrente. Começa por aí.
Segundo: traz novos conhecimentos sobre o mercado, o que amplia a percepção de tendências e da preferência dos consumidores. Ou seja: vai proporcionar uma compreensão mais profunda sobre o mercado no qual você quer se inserir.
Agora, o pulo do gato: a análise de concorrência fará você identificar os pontos fortes e fracos dos seus rivais no mercado e os seus pontos fortes e fracos em relação a eles; bem como perceber padrões, práticas, estratégias e recursos que conferem a alguns concorrentes competitivas em relação às demais, incluindo o seu negócio.
Com isso, você pode antecipar movimentos, ter novas ideias e criar estratégias mais competitivas e de diferenciação.
Como fazer a análise de concorrência em 3 passos
1. Identifique seus concorrentes
Concorrentes diretos vendem o mesmo produto, serviço e/ou experiência, ou um produto, serviço e/ou experiência muito semelhante, para um público-alvo idêntico. Exemplo: Mcdonald 's e Burger King são concorrentes diretos.
Concorrentes indiretos têm o mesmo público-alvo, mas os produtos são diferentes. Exemplo: uma hamburgueria é concorrente indireto de um restaurante de comida japonesa.
2. Reúna informações
Organize as informações de cada um dos concorrentes (diretos e indiretos): localização, data de fundação, tamanho, etc.
3. Avalie os produtos e/ou serviços
Avalie as características dos produtos, serviços e/ou experiências dos concorrentes. Como são entregues aos consumidores? Quais são os problemas e os diferenciais positivos? Quais são os preços praticados?
Dica: use o conceito de mix de marketing (4Ps do marketing):
Produto
O que eles estão vendendo? Quais recursos estão incluídos em seus produtos ou serviços? O que é mais atraente para os clientes sobre o produto ou serviço? Quais são alguns pontos fracos do produto ou serviço?
Preço
É uma compra única ou uma assinatura? Quanto custa? Tem ofertas e descontos? Como o preço reflete a qualidade percebida, do produto ou serviço?
Promoção
Como produto, serviço e/ou experiência é divulgado? (internet, redes sociais sociais, rádio, outdoor, etc.). Quais atributos são exaltados? Qual história a empresa conta e de que forma eles se posicionam?
Praça
Onde eles vendem seus produtos? Eles vendem on-line ou em lojas físicas?
Eles vendem diretamente aos clientes ou fazem parceria com varejistas ou mercados de terceiros?
Lembre-se!
A análise de concorrência tem como objetivo apresentar uma visão geral sobre o mercado, para você avaliar de que forma a sua empresa está posicionada em relação às demais. Esse estudo auxiliará na identificação de oportunidades e na segurança na tomada de decisões.
Texto: Diogo Zanella
Kommentare