top of page
Buscar
  • Foto do escritorEstúdio Telescópio

Qual a importância do design de embalagem?



Já parou pra pensar em quantas vezes você foi influenciado ou influenciada pela embalagem na hora de escolher um produto?


Às vezes, nem estamos em busca daquilo especificamente, mas paramos e pensamos: “nossa, olha isso. Parece ser bom. Vou provar.”


Parece óbvio. No entanto, muitos empreendedores, sobretudo os de primeira viagem, acabam esquecendo que o design de embalagem é tão importante quanto o produto que vem dentro dele.

Percepção


No livro As 22 consagradas leis do marketing, do autor Al Ries, tem uma frase que a gente adora aqui no Estúdio Telescópio.


O marketing é uma batalha de percepções e não de produtos.”

Esta frase traduz um dos pontos mais importantes do design de embalagem: o da percepção. Uma embalagem bem executada inspira confiança, sugere qualidade e desperta emoções, como reconhecimento e identificação.


Experiência


Como qualquer bom trabalho de branding — que é uma estratégia de gestão da marca, envolvendo todas as ações para torná-la mais forte — o design de embalagem conta uma história.


Nesse sentido, é importante pensar na questão sensorial: o que a embalagem provoca? Qual será o formato, a textura. Como será o ritual de abrir?


São detalhes que ajudam a entender para que serve o produto, como deve ser usado, quem deve usá-lo. É, enfim, a experiência que o design de embalagem é capaz de proporcionar.


Funcionalidade


Após entender o potencial do design de embalagem no marketing, precisamos lembrar por que elas foram inventadas: para manter o mundo organizado.


Seja um simples pacote de salgadinhos, seja um produto de luxo, a embalagem existe para colocarmos coisas dentro dela.


Por isso, embora o design seja muito associado à estética, ele compreende também a busca pelas melhores soluções dos aspectos ergonômicos e funcionais com o objetivo de melhorar a vida das pessoas com mais conforto, segurança e satisfação.


E isso também aplica-se às embalagens, afinal, a ergonomia da embalagem contribui diretamente em diferentes atributos, tais como segurança e usabilidade.


Vale a pena investir no design de embalagem?


Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), e divulgada pelo Sebrae, apontou que 75% das empresas que investem em design de embalagens viram as vendas subirem.


Ainda de acordo com a pesquisa, o consumidor brasileiro se interessa mais por produtos com embalagens práticas e atraentes, concordando em experimentar outras marcas se perceberem tais características na concorrência.


Ou seja, o design de embalagem influencia positivamente a decisão de compra e aumenta o diferencial competitivo de um produto, e pode sim ser determinante para o sucesso de um produto.


E aí, o que achou de saber mais sobre a importância do design de embalagem? Se ficou com dúvida, entra em contato com a gente :)

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page