Já parou pra pensar em quantas vezes você foi influenciado ou influenciada pela embalagem na hora de escolher um produto?
Às vezes, nem estamos em busca daquilo especificamente, mas paramos e pensamos: “nossa, olha isso. Parece ser bom. Vou provar.”
Parece óbvio. No entanto, muitos empreendedores, sobretudo os de primeira viagem, acabam esquecendo que o design de embalagem é tão importante quanto o produto que vem dentro dele.
Percepção
No livro As 22 consagradas leis do marketing, do autor Al Ries, tem uma frase que a gente adora aqui no Estúdio Telescópio.
“O marketing é uma batalha de percepções e não de produtos.”
Esta frase traduz um dos pontos mais importantes do design de embalagem: o da percepção. Uma embalagem bem executada inspira confiança, sugere qualidade e desperta emoções, como reconhecimento e identificação.
Experiência
Como qualquer bom trabalho de branding — que é uma estratégia de gestão da marca, envolvendo todas as ações para torná-la mais forte — o design de embalagem conta uma história.
Nesse sentido, é importante pensar na questão sensorial: o que a embalagem provoca? Qual será o formato, a textura. Como será o ritual de abrir?
São detalhes que ajudam a entender para que serve o produto, como deve ser usado, quem deve usá-lo. É, enfim, a experiência que o design de embalagem é capaz de proporcionar.
Funcionalidade
Após entender o potencial do design de embalagem no marketing, precisamos lembrar por que elas foram inventadas: para manter o mundo organizado.
Seja um simples pacote de salgadinhos, seja um produto de luxo, a embalagem existe para colocarmos coisas dentro dela.
Por isso, embora o design seja muito associado à estética, ele compreende também a busca pelas melhores soluções dos aspectos ergonômicos e funcionais com o objetivo de melhorar a vida das pessoas com mais conforto, segurança e satisfação.
E isso também aplica-se às embalagens, afinal, a ergonomia da embalagem contribui diretamente em diferentes atributos, tais como segurança e usabilidade.
Vale a pena investir no design de embalagem?
Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), e divulgada pelo Sebrae, apontou que 75% das empresas que investem em design de embalagens viram as vendas subirem.
Ainda de acordo com a pesquisa, o consumidor brasileiro se interessa mais por produtos com embalagens práticas e atraentes, concordando em experimentar outras marcas se perceberem tais características na concorrência.
Ou seja, o design de embalagem influencia positivamente a decisão de compra e aumenta o diferencial competitivo de um produto, e pode sim ser determinante para o sucesso de um produto.
E aí, o que achou de saber mais sobre a importância do design de embalagem? Se ficou com dúvida, entra em contato com a gente :)
Comments