Há duas décadas e meia, a Pantone elege uma tonalidade, através de um grupo de analistas, para determinar qual será a cor do ano.
A Pantone é uma empresa com sede em Nova Jersey amplamente conhecida por seu sistema de cores PMS (Pantone Matching System), criado em 1963 para resolver o problema de identificação das cores na indústria de impressão.
Esse método de identificação de cores é feito através de uma numeração que identifica as cores de tinta com alta precisão, padronização e regularidade. Por isso, gostando ou não, a Pantone é reconhecida internacionalmente como autoridade global em cores, e sua escolha reflete no mundo inteiro.
Nos próximos doze meses, a cor diversas indústrias que trabalham com criatividade e inovação, como o mercado de design de moda, design de produto, design gráfico, publicidade e o marketing.
Cor do ano Pantone 2024
A escolha não é feita de forma aleatória e sem critério. A pesquisa para se definir a cor do ano é realizada por especialistas de vários países, e leva em conta diversos aspectos culturais, sentimentos, tendências mundiais, o comportamento do mercado e até a geopolítica atual.
Para este ano, a escolha foi “Peach Fuzz”, algo entre o rosa e o laranja. Esta, portanto, é a tonalidade que representa 2024. Em seu anúncio, a Pantone afirmou que a cor é “um tom de pêssego suave, compassivo e nutritivo, que transmite uma bondade sincera”, em razão do período turbulento do mundo.
A cor Peach Fuzz é um tom pastel aveludado e suave, que remete tranquilidade e esperança em um futuro mais atencioso e colaborativo. Que transmite frescor, conexão, aconchego, serenidade e empatia.
Usar ou não o em lançamentos de produtos e na comunicação deve ser uma decisão pensada estrategicamente, como toda ação. Se a marca estiver alinhada com os valores e significados da cor Pantone do ano, e fizer sentido, pode ser válido pensar a respeito. Nada é obrigatório, nunca. O importante é fazer sentido para cada empresa e cada público.
Mas, particularmente, nós amamos a cor do ano Pantone 2024 aqui no Estúdio Telescópio. E você?
Comments