Buscar
  • Estúdio Telescópio

SEO: o que é e para que serve?



Quem está em busca de serviços de marketing digital, ou estudando o assunto, vai se deparar — se ainda não se deparou — com o termo SEO.


Mas, afinal, o que isso significa SEO? Para que serve? Estas são as perguntas que respondemos neste post. Confira!


Search Engine Optimization (SEO)


Search Engine Optimization (SEO), ou otimização para mecanismos de busca, é o desenvolvimento de técnicas para ranquear o seu site nas buscas orgânicas na internet.


O objetivo é simples: aumentar o tráfego, ou seja, o número de visitas ao seu site, e assim dar mais visibilidade ao seu negócio. Vamos a um exemplo prático?


Abra o Google no seu navegador e digite sem as aspas: “nhoque dia 29”. Entre os links que apareceram está o que leva para o post “Por que no dia 29 se come nhoque?”, da Famiglia Facin?


Se apareceu, significa que o texto foi escrito e publicado com boas técnicas de SEO. E foi exatamente por isso que nós escrevemos o conteúdo sobre nhoque da sorte quando construímos a aba de blog no site da Famiglia Facin, que é um clientes do Estúdio Telescópio.


Qual a importância do SEO?


É sabido que os três primeiros links da página do Google recebem cerca de 30% dos cliques, enquanto apenas 0,78% dos usuários acessam endereços na segunda página.


Assim, podemos concluir que o site de uma empresa deve estar no topo do ranking para que seja visto pelo maior número de pessoas possível através dos acessos orgânicos, isto é, sem pagar para o Google exibir no topo.


Os links pagos para o Google mostrar são os famosos links patrocinados. Eles aparecem sinalizados com a palavra “Anúncio” quando você faz uma pesquisa.


Como fazer SEO?


Para aumentar o tráfego para o seu site através do SEO é importante você manter um volume de produção de conteúdo de qualidade na aba de blog, pois o conteúdo tem um grande peso no posicionamento orgânico.

Entende-se por conteúdo de qualidade aquele que entrega informações úteis e relevantes, que atendam de forma real às demandas do usuário e que respondam às suas dúvidas.

Além disso, existem técnicas na hora de escrever e de publicar. Na redação, é fundamental produzir um conteúdo original, e nunca copiar e colar um artigo pronto.

Isso porque, mesmo que você cite a fonte para não ter problemas com direitos autorais, só replicar algo que já está na internet não tem efeito nenhum para o SEO.

É preciso também determinar quais seriam as palavras-chaves e qual será a palavra-chave foco, por meio de um estudo dos termos mais procurados no Google (o ubersuggest é uma excelente ferramenta gratuita para isso) e das necessidades da sua persona.

Quando for publicar no blog, existem boas práticas para otimizar o conteúdo para o Google, que nada mais é do que fazer o SEO. Como, por exemplo, adicionar a palavra-chave foco na url, no primeiro parágrafo, no texto alternativos das imagens e nos subtítulos.

Fazer links internos e externos, negritar termos e palavras-chave, usar plugins de SEO e organizar os títulos e subtítulos em ordem decrescente de tamanho também contribuem para o bom desempenho do conteúdo.

Comece o seu SEO!

Como você pôde perceber, SEO é muito importante para empresas que precisam aumentar o tráfego no seu site para aumentar as vendas e tornar o negócio conhecido.

O SEO também é um tema que rende muitas outras questões sobre técnicas e práticas. Mas, para começar, seguindo essas dicas você estará em um excelente caminho para começar a otimizar seu site e conquistar o topo do Google!

Gostou deste conteúdo? Entre em contato conosco para saber mais.

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo