top of page
Buscar
  • Foto do escritorEstúdio Telescópio

Entenda o que é tom de voz da marca e qual a relevância disso


tom de voz da marca

Não, não estamos nos referindo a cores nem de notas musicais ou algo do gênero. E, caso tenha achado que esses trocadilhos infames e que não foram de bom tom, peço desculpas. Tá, parei, vamos tratar o assunto de forma séria.


Embora quase tudo que você leu no parágrafo acima seja brincadeira, há mesmo quem não entenda o que queremos dizer quando falamos sobre encontrar o tom de voz de uma marca. É isso que vamos explicar neste post.


O que é o tom de voz de uma marca?


Chamamos de tom de voz a maneira como uma marca conversa e interage com o seu público. É através deste estilo de se portar que as empresas e qualquer outro tipo de organização conseguem comunicar seus valores, objetivos, propósito e tudo aquilo que acreditam e valorizam.


Todas as escolhas que levam ao tom de voz de uma marca devem ser conscientes e ter um objetivo claro. Por isso, nesse processo é definida uma linguagem, e isso inclui os termos utilizados, quais palavras podem ser usadas e até se serão ou não adotadas algumas gírias.


Em todos os momentos o tom de voz da marca deve estar presente: em um e-mail marketing, nos anúncios, nas postagens das redes sociais e dos blogs, etc. Tudo precisa ser coeso e transmitir o posicionamento, os valores e, acima de tudo, a personalidade da marca.


Por que o tom de voz é importante?


O tom de voz de uma marca tem como objetivo a conexão com o público certo, considerando o público-alvo e a persona, para despertar a sensação de identificação apenas pela forma como a marca se expressa.


Como na identidade visual. Se a identidade visual e o tom de voz estão fortes, basta uma frase com a fonte e as cores da marca que, mesmo sem estar o nome da marca ali, você identifica quem é.


Como encontrar o tom de voz da sua marca?


Deixaria como principal dica responder a algumas perguntas básicas sobre o temperamento e personalidade da sua marca. Ela é gentil? É divertida ou é séria? Vulgar ou refinada? É jovem e descolada ou conservadora?


Se a sua marca fosse uma pessoa, quais expressões e gírias ela usaria? No que ela acredita e o que ela mudaria no mundo? Quem ou como seriam os amigos?


Encontrar as respostas destas perguntas já é um excelente caminho andado! Esperamos ter ajudado =)

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page