top of page
Buscar
  • Foto do escritorEstúdio Telescópio

O que é conteúdo multiplataforma e por que fazer

Atualizado: 28 de nov. de 2023



Para quais plataformas precisamos produzir conteúdo? Você, por exemplo, investiria em vídeos para as mídias sociais, em textos para blog, em vídeos para o YouTube ou em podcast?

Se a sua resposta foi “para todos”, você pensou em produção de conteúdo multiplataforma. Mas faz sentido apostar em produção de conteúdo multiplataforma? Vamos pensar juntos!

Nós queremos conversar com a nossa audiência onde ela estiver, certo? E onde ela está? Bem, cada vez mais a audiência está em várias plataformas diferentes, e é por isso que a produção de conteúdo multiplataforma sai na frente.

A audiência atual — e, consequentemente, o consumidor atual — não se contenta mais em acompanhar conteúdo em um só lugar. Por isso, é importante estar presente em diferentes plataformas e atuar como produtor de conteúdo em todas elas.

Nesse sentido, como produtor de conteúdo, ser multiplataforma significa entender a mudança de hábitos e padrões de consumo de conteúdo digital, e estar presente em todos os canais onde as pessoas buscam informações.

Replicar não é ser multiplataforma

É correto afirmar que os conteúdos precisam ser distribuídos em todos os meios. No entanto, produzir conteúdo multiplataforma não é replicar o que você fez em diferentes lugares. É preciso adaptar o conteúdo à plataforma na qual ele será publicado.

O importante é levar em conta as características, os interesses e a maneira de consumo da audiência em cada um dos formatos. Assim, seu negócio alcançará mais pessoas e você terá a oportunidade de se relacionar com o público já conquistado por meios diversos.

Uma plataforma complementa a outra

Quando falamos em produção de conteúdo multiplataforma, podemos pensar em narrativas de complementação. Ou seja, uma plataforma pode (e deve) estar atuando em conjunto com outras. Como, por exemplo, em uma mesma página de site ter um artigo em texto que direcione para um material complementar em outro formatos, como fotos, vídeos ou um quiz.

Dessa forma, é possível ampliar a experiência que está sendo oferecida. Fez sentido pra você? Estamos aqui para que pessoas e marcas possam ampliar, reforçar e criar conteúdo multiplataforma incríveis. Para saber como você ou a sua marca pode investir, entre em contato conosco!

43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page