O redesign é uma estratégia de marcas já presentes no mercado que buscam se reposicionar.
Quem já possui uma empresa, possivelmente passou — ou deveria ter passado — pelo momento da criação da identidade visual.
Identidade visual, como abordamos de forma mais ampla no post O que é identidade visual de uma empresa?, é o conjunto de aspectos visuais que acompanha uma marca.
Logo, cores, símbolos, padrões e fontes são exemplos de componentes da identidade visual. E por que precisamos lembrar o que é identidade visual antes de entrarmos no assunto redesign? Porque, de forma resumida, o redesign é a recriação da identidade visual.
O redesign é o processo de reformular, refazer, reaplicar, redesenhar. Mas, afinal, quando é necessário passar por esse processo? As marcas decidem refazer a identidade visual por diversos motivos diferentes, como:
Enquadrar-se melhor à realidade da empresa e ao contexto atual em que a marca está inserida;
Corresponder melhor à expectativa do público-alvo, principalmente quando o público-alvo muda;
Melhorar a imagem da empresa, ou seja, a forma como as pessoas a percebem.
Qual a importância do redesign?
A comunicação visual, cada vez mais, é um fator decisivo para uma marca ser reconhecida ou não. Por isso, a atualização da identidade visual por meio do redesign se torna essencial para conseguir atrair a atenção do consumidor e passar credibilidade.
Nesse sentido, é muito importante identificar os sinais de que a identidade visual não está contribuindo para o sucesso do negócio, sendo preciso buscar o redesign.
5 situações em que uma empresa precisa de redesign
1. Quando a imagem está prejudicada por causa de uma comunicação equivocada;
2. Quando a empresa vai se aventurar em novos mercados ou mudar o público-alvo;
3. Quando ocorreram mudanças no comportamento do consumidor e, por isso, ele não se identifica mais com a sua marca;
4. Quando a marca não se destaca dentre os concorrentes;
5. Quando a tipografia do logo atrapalha a leitura da marca.
Exemplo de redesign
A Botica Beauté é uma marca de cosméticos gaúcha que mudou muito desde o seu lançamento. E a identidade visual precisava representar essa nova fase. A palavra-chave que norteou o redesign foi individualidade, porque cada pessoa e cada pele são diferentes.
Como a primeira identidade visual foi feita pelo Estúdio Telescópio, nos sentimos à vontade para mostrar como era a identidade visual antes e como ficou depois.
Gostou de saber mais sobre redesign e conhecer as mudanças na identidade visual da Botica Beauté?
Para saber mais sobre esse processo, e como identificar a necessidade de fazer uma nova identidade visual, manda mensagem que entramos em contato!
Comentarios