Buscar
  • Estúdio Telescópio

Funil de vendas: etapas e gatilhos para a produção de conteúdos



Seguindo o prometido na última publicação, sobre Jornada do cliente, o post de hoje aborda o funil de vendas. Vai produzir conteúdos como parte da estratégia de comunicação? Então chega junto para entender a importância do funil de vendas! Vamos lá?


O que é funil de vendas?


Funil de vendas é uma representação das etapas que um potencial cliente passa, desde o primeiro contato com a empresa até o fechamento da venda. Formado por um conjunto de etapas e gatilhos, o objetivo é dar suporte à jornada de compra.


Normalmente, o funil de vendas é dividido em 3 etapas: topo de funil, meio de funil e fundo de funil. Cada uma dessas etapas está diretamente ligadas às fases da jornada de compra.


Topo de funil - aprendizado e descoberta


No topo de funil os visitantes descobrem que têm um problema para resolver, que até então era desconhecido. Costumamos dizer que é a etapa da consciência despertada, pois é quando a pessoa está descobrindo a sua empresa e a aprendendo sobre a área de atuação dela. A função dos conteúdos de topo de funil, portanto, é atrair audiência, para gerar visitas ao seu site, blog e redes sociais.


Meio de funil - reconhecimento do problema e consideração da solução


Aqui já estamos diante dos leads, ou seja, dos contatos de possíveis pessoas que deixaram seus dados e suas informações pessoais ou profissionais. Por isso, eles passam de visitantes para potenciais clientes, que estão em busca de soluções para os seus problemas. O papel do conteúdo de meio de funil é levar os leads à decisão de testar ou mesmo comprar o produto ou serviço, mas sem exagerar nas menções à empresa.


O fundo de funil está para a decisão de compra


No fundo de funil os leads estão qualificados e tornam-se oportunidades. Eles estão praticamente prontos para serem abordados pelo time de vendas, pois estão cientes do problema e querem conhecer a solução. Como a relação de confiança com o lead já foi estabelecida, ele vê a sua empresa como uma referência no assunto. Este é o momento de mostrar o produto ou serviço, reforçando que você é a alternativa ideal para eles.




Gostou de saber como funciona um funil de vendas? Se ficou com dúvida ou se desejar sugerir outros temas, entre em contato conosco. Até o próximo post! :)

21 visualizações0 comentário