top of page
Buscar
  • Foto do escritorEstúdio Telescópio

Jornada do cliente, a experiência completa do consumidor




Entender a jornada do cliente é essencial para ter uma estratégia de produção de conteúdo. Já ouviu falar deste termo?


Jornada do cliente é o assunto desvendado no post do blog de hoje do Estúdio Telescópio. Confira!


O que é jornada do cliente?


Jornada do cliente é a experiência completa do consumidor, desde o primeiro contato até o pós-venda. Em outras palavras, trata-se do caminho percorrido durante todo o relacionamento com uma empresa. Mas para que serve?


Com esse entendimento, é possível gerar valor em todo o processo de compra, educando o mercado e a sua audiência durante a trajetória do cliente. Como? Criando uma narrativa para entender as dúvidas, as dores e as necessidades do público em cada fase da jornada.


O grande objetivo da jornada do cliente é traçar uma estratégia personalizada capaz de atrair, educar e transformar consumidores em clientes engajados. Para entendermos melhor, vamos conferir as etapas da jornada do cliente!


Normalmente, na produção de conteúdo, trabalhamos com quatro estágios essenciais: aprendizado e descoberta; consideração da solução; decisão de compra; e fidelização. Vamos entender cada uma dessas etapas!


Aprendizado e descoberta


O consumidor ainda não compreende muito bem que tem um problema, ele apenas tem dúvidas e curiosidade sobre algum assunto.


Para esta etapa, a sua empresa deve ajudar na descoberta do problema, entregando conteúdos mais gerais e educativos.



Consideração da solução


Nesta etapa, seus potenciais clientes já descobriram que possuem um problema e estão em busca de conhecimento mais aprofundado e de buscam soluções.


Por isso, para esse público, a sua empresa precisa mostrar um conteúdo mais detalhado e específico, que faça o consumidor entender quais são as soluções possíveis para solucionar o problema.


É preciso, portanto, orientá-lo sobre as soluções ideais, aquelas que a sua empresa pode oferecer.


Decisão de compra


Aqui o consumidor já sabe exatamente o que precisa e está analisando as soluções disponíveis. Muitos tornam-se oportunidades de venda.


Como ele está considerando as opções que tem, é a hora de mostrar que a sua empresa é a melhor alternativa. É o momento de apresentar o produto ou serviço, compartilhar depoimentos, demonstrações e argumentos de venda.


Fidelização


As oportunidades de venda, enfim, tornaram-se clientes! Agora o esforço empreendido tem o objetivo de fazê-los manter um relacionamento com a sua marca para desenvolver e fortalecer o vínculo.


Você pode promover diferentes estratégias de fidelização, sempre levando em conta as características das suas personas e da própria solução que a sua empresa oferece. Se for um produto, ele pode ser adquirido mais vezes? Se for um serviço, como funciona a renovação?


Para cada uma dessas etapas, há uma maneira adequada de se comunicar e conduzir as suas ações! Leia também: Entenda o que são personas e saiba como criar as suas


Agora que você sabe mais sobre a jornada do cliente, é preciso desenvolver ações e conteúdos específicos para cada uma das etapas! Gostou deste post? Então fique ligado que no próximo falamos sobre o funil de vendas.


Para receber conteúdos no seu e-mail, assine nossa newsletter!

bottom of page